Histórico

Gerda Alexander

 Gerda Alexander (1908-1994) foi uma professora alemã que desenvolveu o método de auto-desenvolvimento chamado Eutonia.O Instituto Brasileiro de Eutonia foi constituido por um grupo de eutonistas engajados na Formação Profissional em Eutonia  desde o início de sua prática no Brasil. Foi criado com o ideal de promover o desenvolvimento e o estudo aprofundado da eutonia. Conta com a presença de Jean-Marie Huberty do Luxemburgo, aluno direto de Gerda Alexander, Luciana Gandolfo, Maria Thereza Frota Leão Feitosa, Gabriela Bal e Tereza Gomes, participantes da 1a turma formada no Brasil em 1992 e Luciana Gomes Pinto Amaral de França Pereira e Patrícia Decot Pernambuco, participantes da 2a turma formada no Brasil em 2001.

O Instituto é uma instituição de iniciativa privada que tem como finalidade promover cursos de formação em eutonia, bem como criar centros de estudos e desenvolvimento desta terapia, por meio da realização de workshops, jornadas, debates e palestras, além da implantação de uma clínica-escola*, para que os alunos possam aprimorar sua prática e oferecer à comunidade atendimentos com preços acessíveis.

*em processo de planejamento

Campos de Aplicação

A aplicação da Eutonia é muito ampla: promove melhor qualidade de vida, alívio em situações de estresse, além de auxiliar na prática de diferentes atividades, como por exemplo, nos esportes, na dança, na preparação corporal do ator, entre outras. É também utilizada como tratamento e prevenção de problemas ortopédicos e desordens psicossomáticas, como reorganização postural, fibromialgiasíndrome miofascial, lombalgias, hérnia de disco, espondilolistese, osteopenia, osteoporose, depressão A eutonia é recomendada especialmente no acompanhamento da gravidezparto e puerpério.

O trabalho é desenvolvido através de exercícios específicos de sensibilização, realinhamento ósseo, toques, manipulações, para que o aluno possa ampliar a sua experiência sensorial e cognitiva,  sem que lhe seja imposta nenhuma sensação ou  elaboração da percepção, que possam gerar conclusões pré-determinadas. A consciência vem da experimentação do corpo e é esse processo que torna o aprendizado um ganho permanente.

 

Centro de Estudos

centro de estudos small

 

O Centro de estudos tem como objetivo aprofundar o conhecimento em eutonia e promover a intersecção com outras áreas de conhecimento que auxiliem na construção de um pensamento sobre a prática da eutonia, por exemplo, a fenomenologia, a psicologia, a biomecânica, as neurociências, entre outras. Para isso promove palestras, cursos e workshops para os alunos em formação, eutonistas formados e ao público em geral.

 

Clínica Escola

clinica escola big

A clínica escola é uma atividade que visa oferecer atendimentos individuais e aulas em grupo de eutonia ministradas pelos alunos em formação e estagiários recém-formados, sob a supervisão dos professores. Desta prática resultará o processo de amadurecimento dos alunos do Instituto e tornará possível a prática da eutonia a um público mais amplo ajudando a difundir o método.

Essas sessões serão divulgadas pelo site com antecedência, com datas e locais variados, por um preço simbólico.

Os interessados devem mostrar interesse em receber comunicação a respeito desses eventos.

 


  • Novembro de 2011  

Dia 02 de Novembro – Do Micro ao Macro – com a presença de Jean-Marie Huberty e Luciana Gandolfo

Dia 08 de Novembro no Rio de Janeiro e dia 11 de Novembro em São Paulo workshop com a presença de Berta Vishnivetz

  • Fevereiro de 2009 – início da primeira turma de formação em eutonia pelo Instituto Gerda Alexander. O primeiro ano de formação é realizado no Instituto Sedes Sapientiae, que fornece um diploma de aperfeiçoamento aos alunos que concluírem o ano letivo.
  • Fevereiro de 2010 – início da segunda turma de primeiro ano no Instituto Sedes Sapientiae; simultaneamente, o Instituto Gerda Alexander dá, seguimento ao segundo ano de formação.
  • Setembro de 2010 – o Instituto Gerda Alexander de Formação em Eutonia promoveu workshops com a presença do eutonista Jean Marie Huberty.

Equilíbrio postural e bem estar no próprio corpo!!

A experiência de chegar a uma postura equilibrada, leve e estável, seja deitado, sentado ou em pé, mantendo-a com o esforço justo, pela consciência de maus hábitos posturais, e das tensões crônicas, e o reencontro com uma postura onde nos sentimos bem, por ocuparmos nosso lugar.

Os workshops aconteceram em São Paulo e no Rio de Janeiro

  • Dia 27/8/2010 – São Paulo – Rua Arapiraca, 360 – Vila Madalena
  • Dia 29/08/2010 – São Paulo – Sedes Sapienteae – workshop para eutonistas
  • Dias 02 e 03/08/2010 – Rio de Janeiro – Studio Casa da Pedra

4 comentários sobre “Histórico

    1. Olá, Vilobaldo,

      Em 2015, o valor da mensalidade: R$850,00.
      Sugiro que nos envie um email, ao qual responderei anexando um informativo detalhado sobre o curso.

      Um abraço,
      Maria Thereza Feitosa
      equipe de coordenação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *