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O Curso de Formação Profissional em Eutonia é reconhecido pela Associação Brasileira de Eutonia, desde 2009. Habilita o profissional a ministrar aulas em grupo e a realizar atendimento individual em Eutonia. Conta com uma equipe engajada na formação de novos profissionais respeitando os parâmetros inspiradores legados por Gerda Alexander atualizados ao nosso tempo.
A formação compreende um currículo a ser cumprido em 785 horas, distribuídas entre aulas práticas e teóricas, e trabalhos realizados pelos alunos e estágios, ao longo de três anos e meio.
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veja abaixo informações completas sobre o curso
Público Alvo
Aqueles que desejam adotar a Eutonia como caminho profissional e estudantes de áreas que possam ser enriquecidas pela prática da Eutonia como psicólogos, fisioterapeutas, médicos, terapeutas corporais, educadores, bailarinos, músicos, atores, artistas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e enfermeiros e aos que pensam na Eutonia como instrumento de desenvolvimento pessoal.
INFORMAÇÕES
Formação:
Compreende um currículo a ser cumprido entre aulas práticas e teóricas ao longo de 42 meses, elaboração de trabalhos teóricos e práticos avaliados no decorrer de todo o processo.
No 3o ano o aluno realizará estágios supervisionados em Pedagogia (aulas em grupo) e Terapia (atendimento individual)
Atividades curriculares:
- Aulas um final de semana por mês, sábado e domingo das 9:00 às 17:30
- Três Módulos Intensivos por ano: 4 dias em janeiro/4 dias em abril ou maio/4 dias setembro ou outubro
- Em datas específicas aulas às 5as feiras à noite
(no primeiro ano não haverá o módulo de janeiro)
Ao final do curso, tendo o aluno cumprido todos os requisitos da formação com entrega dos trabalhos escritos e exames finais, e sendo considerado apto pela equipe da coordenação, receberá o Certificado de Eutonista e poderá se associar à Associação Brasileira de Eutonia.
REQUISITOS PARA A FORMAÇÃO PROFISSIONAL:
- Idade mínima: 20 anos
- Segundo grau completo
- Apresentação de mini currículo e carta de intenções para agendamento de entrevista, em que, além de conhecermos o aluno, apresentaremos o curso e esclareceremos as dúvidas.
- Até o final do primeiro ano de formação profissional o aluno deve ter completado a vivência em Eutonia de 30 horas em grupo e 10 sessões individuais com eutonistas credenciados pela Associação Brasileira de Eutonia.
Veja a lista completa no site www.eutonia.org.br ou com os profissionais do Instituto www.institutodeeutonia.com.br.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
O curso de formação em Eutonia apoia-se no binômio constituído por disciplinas específicas e disciplinas correlatas ao método:
Dentre as disciplinas específicas destacamos:
- Vivências de Eutonia
O método é desenvolvido através de aulas práticas vivenciais. A prática da Eutonia tem como objetivo desenvolver e ampliar a percepção e a consciência do corpo e de si enquanto unidade psico-físico-espiritual de modo a que o aluno desenvolva uma atenção centrada tanto no interior como no exterior, propiciando a integração consigo próprio e com o meio.
Na formação profissional as aulas acontecem em grupos, em que o professor orienta, por meio de indicações verbais, a atenção dos alunos ao seu próprio corpo. Inicia pela atenção à sensação tátil em relação aos objetos que o circundam e tocam, desde o chão enquanto apoio e ao ar, até aos objetos específicos tais como bolinhas, bambus, almofadas, sementes, entre outros, tem como objetivo estimular a observação do corpo e de si próprio, tanto na imobilidade aparente como em movimento. Agrega-se a esta primeira observação a atenção aos processos fisiológicos e à postura enquanto recursos capazes de conduzir ao um estado de Presença e integração. O aluno vive a anatomia e a fisiologia no próprio corpo, localiza suas tensões, reconhece suas possibilidades e limitações de modo a adquirir uma flexibilidade tônica que se traduz numa postura autêntica diante do mundo e na capacidade de criar soluções próprias criativas diante da realidade.
Fazem parte do repertório prático da Eutonia os seguintes temas: a pele, o espaço interno do corpo, o seu volume e peso, os ossos e as articulações, o tato e o contato conscientes, o repousser e o Transporte, a variação consciente do tônus muscular, a atividade-passividade e o movimento eutônico.
A reflexão relativa à experiência individual na vivência é compartilhada em grupo no final de cada aula, quando é reservado aos alunos um espaço para que possam verbalizar e integrar suas experiências.
2.Teoria da Eutonia
As aulas teóricas são construídas através da reflexão sobre as práticas realizadas e se apoiam em bibliografia multidisciplinar relativas aos temas abordados nas vivências, assim os alunos pensam e significam as informações percebidas no corpo.
3. Pedagogia da Eutonia
A Eutonia é um método pedagógico terapêutico que se baseia na construção da autonomia individual. É constituída através da interação professor-aluno, no estímulo à pesquisa e à criatividade em relação ao corpo e ao meio.
O aluno aprende os conceitos e os pratica, primeiramente ministrando aulas de grupo para seus colegas, para, em um segundo momento, ministrar aulas para pessoas desconhecidas sob a orientação e supervisão dos professores do curso.
São conteúdos da pedagogia: planejamento e análise das aulas, os inventários, as orientações verbais, o contato com o aluno e com o grupo, as devolutivas e análises do tônus muscular dos alunos e do próprio professor, o estado de presença, o ritmo, as pausas, a entonação vocal.
4. Terapia em Eutonia
A terapia em Eutonia oferece subsídio teórico e prático para a compreensão da saúde enquanto um processo de integração das funções vitais físicas e psíquicas que se autorregulam e tem expressão no tônus muscular.
As aulas de Terapia da eutonia visam aprimorar a atenção e a observação do aluno em sua relação como o aluno-paciente de modo a integrar todos os conceitos da eutonia num tratamento individual através do aprimoramento do tato consciente, do contato consciente, e do estado de presença. Desenvolve-se assim o toque eutônico através de permeações, vibrações, deslizamentos, pressões, manobras de micro-movimentos, atividade-passividade.
Durante as aulas o aluno pratica o toque em seus colegas, supervisionado pelos professores. No final do curso, o aluno é avaliado por um dos professores da equipe, em uma série terapêutica.
5. Posições de Cuidado da Eutonia
As Posições de Cuidado, também chamadas de posições de controle, são posturas criadas por Gerda Alexander com o intuito de acompanhar e desenvolver a flexibilidade muscular e articular, tomando consciência da evolução dessas aptidões no decorrer do processo eutônico.
Durante a formação em Eutonia as posições são aprendidas e praticadas cada uma individualmente e como uma sequência, encadeando uma após a outra. Além disso, será estimulada a prática em pequenos grupos de modo a integrar os elementos fundamentais da Eutonia, tais como tato, contato, “transporte”, repousser e presença.
Ao final do curso o aluno fará uma apresentação das posições de cuidado para que seu processo de integração dos conceitos, no próprio corpo, seja avaliado pelos professores.
6. Estudos de Movimento Eutônico
A prática dos “estudos de movimento” acompanha todo o percurso de formação, sendo também um dos instrumentos de avaliação ao final do curso.
No espaço dessa prática os alunos vão se tornando hábeis tanto no descondicionamento de seus padrões de movimento, quanto no processo de perceber seu próprio corpo e disponibilizá-lo para uma experiência própria e individualizada de movimento. Nesses estudos os alunos compõem criativamente agregando os diversos conceitos de eutonia trabalhados durante as aulas. Trata-se de um espaço prático de pesquisa que parte do contato consigo próprio e que é ampliado de modo a integrar o contato com o outro, buscando também desenvolver a capacidade de guardar na memória e reproduzir movimentos de uma mesma maneira, mantendo uma qualidade de presença tal, diferenciando-a de uma simples repetição.
Dentre as disciplinas correlatas destacamos:
7. Psicologia
O curso de Psicologia tem como objetivo fornecer subsídios para a compreensão dos alcances da prática da Eutonia no que se refere ao âmbito psicológico.
8. Fenomenologia
O curso de fenomenologia é dado pelo professor desta cadeira ligado ao ensino da psicologia existencial. A fenomenologia foi escolhida, dada a ressonância com a visão de educação da Eutonia. É um curso voltado particularmente às reflexões sobre o Ser-Humano.
9. Anatomia, Fisiologia, Neurologia e Biomecânica.
As aulas teóricas de anatomia, neurologia, fisiologia e biomecânica são dadas durante a formação com o objetivo de dar suporte às vivências e aprendizados de Eutonia. Desta forma o Instituto optou por desenvolver os temas dessas três áreas de conhecimento em conjunto. Os temas mais relevantes ao aprendizado de Eutonia serão abordados mais profundamente, tais como pele, aparelho locomotor: ossos, articulações, músculos e fáscias, da neurociência: sensação, percepção, atenção, memória, controle motor, tônus, além de uma visão mais geral dos diversos sistemas do corpo.
É importante salientar que durante as vivências de Eutonia, o conhecimento de anatomia sempre estará presente, dando suporte à vivência e incrementando o seu aprendizado.
Metodologia de Avaliação
Os alunos são avaliados ao longo de todo o curso tanto em sua prática, através de estudos de movimento, da execução das “posições de controle” e do “toque terapêutico eutônico”, por exemplo, bem como através de trabalhos escritos e de seminários referente a cada uma das disciplinas.
1. Teoria da Eutonia:
O aluno apresentará um trabalho escrito no qual escreverá a “sua” própria teoria da eutonia, a partir do referencial teórico disponível, aliado à sua sensibilidade e à qualidade de sua experiência no decorrer da formação.
2. Pedagogia da Eutonia:
O aluno terá que ministrar aulas de eutonia, apresentando relatório com planejamento e avaliação das mesmas:
- Aos colegas com supervisão dos professores.
- A um pequeno grupo de alunos com a supervisão de um colega.
3. Terapia da Eutonia:
O aluno oferecerá tratamentos e realizará relatórios sobre os mesmos:
8 sessões de tratamento a um colega
8 sessões a uma pessoa de seu conhecimento
8 sessões a uma pessoa desconhecida
1 sessão de tratamento a um eutonista formado
4. Posições de Cuidado:
O aluno apresentará, ao final do curso, a sequência de posições de cuidado para uma banca de eutonistas convidados.
5. Estudos de Movimento:
O aluno deve preparar estudos de movimento que serão apresentados e avaliados por uma banca de eutonistas convidados.
- Individualmente
- Em grupo orientado por um colega
6. Monografia final: No final do curso o aluno deve elaborar uma monografia que contemple experiência pessoal fundamentada pela teoria da Eutonia.
veja em Contatos a relação completa dos profissionais envolvidos na Formação
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