Equipe

Da esquerda para a direita: Tereza Gomes, Patrícia Decot Pernambuco, Gabriela Bal,
Maria Thereza Feitosa, Jean-Marie Huberty, Luciana Gandolfo e Luciana Gomes.

Coordenação da Formação

Luciana Gandolfo Formada em Eutonia pela Escola de Eutonia da América Latina, na primeira turma do Brasil (1995) , Coordenação Motora de Piret e Béziers em contato com a  própria criadora do método e em Cadeias Musculares (método GDS) pela Escola de Educação do Movimento de Ivaldo Bertazzo. Especialização em D.W. Winnicott pelo Centro Winnicott de São Paulo e pela PUC,COGEAI. Professora do “Curso de Especialização em Teorias e Práticas para Cuidados Integrativos do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia UNIFESP. Pertence ao grupo Anthropos de estudos mente-corpo do departamento de Psiquiatria UNIFESP. Atua profissionalmente na área corporal desde 1980. Na área das artes corporais atuou por mais de vinte anos como bailarina, professora de dança e coreógrafa . Graduada em Comunicação -jornalismo pela PUC-SP.

Luciana Pereira Gomes Pinto Formada em Eutonia pela Escola Brasileira de Eutonia (2001). Psicóloga Gestalt-terapeuta. Ministrou aulas em grupo de Eutonia no Hospital do Servidor Público Estadual de 2005 a 2010, além de atendimento em consultório particular, desde 2001. Participou de grupos de estudo, com os professores Beatriz Cardella, Christina Cupertino e Nichan  Dichtchekenian. Atualmente atua como psicóloga e eutonista em consultório particular e ministra aulas em grupo de Eutonia.

Maria Thereza Feitosa  Maria Thereza Feitosa, nascida no Rio de Janeiro em 1956 – eutonista formada na 1ª turma da Escola de Eutonia do Brasil, uma das eutonistas fundadoras, membro da equipe de coordenação e professora e orientadora do IBE – Instituto Brasileiro de Eutonia – Formação e Pesquisa, graduada em Fisioterapia pelo IBMR – Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação – RJ, formada em Fasciaterapia pelo método Danis Bois – RJ, especialista em MAV / Metodologia Angel Vianna pela FAV – Escola e  Faculdade Angel Vianna – RJ, mestre em Psicologia pela UFF – Universidade Federal Fluminense. Simultaneamente à  atuação como formadora de novos e novas eutonistas e como coordenadora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em MAV, está profissionalmente ativa através de sessões individuais e de aulas em grupo (online, nesse período de pandemia), apresentando-se como uma pesquisadora tendendo a incansável do corpo, do movimento e da palavra. 

Gabriela Bal – Formada em Eutonia pela Escola de Eutonia da América Latina, na primeira turma do Brasil (1995) sob a coordenação e orientação de Berta Vishnivetz. Atua profissionalmente na área corporal desde 1982. Especializou-se no acompanhamento da gravidez, parto e puerpério, área na qual atua desde 1989. Mestre (2003) e doutoranda em Ciências da Religião pela PUC-SP. Professora de Prática de Desenvolvimento Pessoal na Faculdade Santa Marcelina, onde utiliza a Eutonia enquanto metodologia, desde 1999. Graduada em Administração pela FGV-SP (1984). Autora do livro Silêncio e Contemplação: Uma introdução a Plotino (Editora Paulus, 2007).

Patrícia Decot Pernambuco – Formada em eutonia pela Escola Brasileira de Eutonia (2001). Graduada em Educação Física (USP) e Serviço Social (PUC/SP). Atua como terapeuta corporal desde 1987. Ministra vivências em grupo e faz atendimentos individuais em São Paulo.

Formada na FONTE – Formação de terapeutas clí­nicos e organizacionais pelo Cochicho da Águas, a partir dos pressupostos das psicoterapias corporais de orientação neoreichiana, na qual atualmente é professora de Eutonia.  Participou do 8º Seminário de Anatomia Emocional Stanley Keleman com Regina Favre, fez parte de grupo de estudos em Fenomenologia com Nichan Dichtchekenian. Atualmente em processo de formação em SE – Somatic Experiencing®, pela Associação Brasileira do Trauma. Participa ativamente da Associação Brasileira de Eutonia, fazendo parte da Comissão Editorial do Site.

Tereza Gomes – Formada em Eutonia pela Escola de Eutonia da América Latina, na primeira turma do Brasil (1995) sob a coordenação e orientação de Berta Vishnivetz. Trabalha como terapeuta corporal desde 1976 em consultório particular. É terapeuta craniossacral desde 2009. Graduada em educação física pela USP e especialista em medicina comportamental pela UNIFESP, onde aprofundou os estudos nos efeitos metabólicos dos estados alcançado pela prática constante da Eutonia e demais estados expandidos de consciência.

Jean Marie Huberty – Eutonista formado por Gerda Alexander na Escola de Eutonia de Copenhagen- Dinamarca (1981-1985). Professor de Eutonia em Luxemburgo, na França e na Alemanha. Desde 1993 ministra aulas de Eutonia nos cursos de formação da Primeira Escola Latino-Americana de Eutonia, sob direção e orientação da eutonista Berta Vishnivetz, em Buenos Aires e São Paulo. Reside atualmente em Luxemburgo.

Professores de disciplinas complementares e eutonistas convidados

Berta Vishnivetz -Eutonista formada por Gerda Alexander na Escola de Eutonia de Copenhagen- Dinamarca (1981-1985). Pioneira da eutonia em America Latina. Criadora das primeiras escolas de formação profissional na Argentina e no Brasil. Reside na Dinamarca. Colabora ativamente nas formações profissionais em eutonia.

Ana Carolina Bonjardim Filizola

Pedagoga, mestre em educação pela USP e eutonista pelo Instituto Gerda Alexander de Formação profissional em Eutonia; participou do grupo de estudos Coordenação Motora de Piret e Bézier, da formação em Educação Postural Infantil no Núcleo do Movimento e do curso Corpo, Imagem Corporal e Identidade no Instituo Sedes Sapientiae. Foi professora da Universidade Mogi das Cruzes na graduação em pedagogia e no curso de especialização em arte-educação na disciplina de Atelier em Expressão Corporal. Integra o Coletivo de Investigação Somática, que tem nas abordagens somáticas seu eixo de pesquisa e atuação. Em 2015 criou o Espaço Semente – Eutonia e Terapia Floral, local no qual desenvolve cursos e workshops, além dos atendimentos individuais e de aulas em grupo com a abordagem da Eutonia. Foi membro da diretoria da Associação Brasileira de Eutonia (ABE) entre os anos de 2013 e 2017 e atualmente compõe a comissão editorial do site da ABE. Integra a equipe de professores do curso O Corpo na Clínica do Instituto Sedes Sapientiae.

Tatiana Wscieklica

Fisioterapeuta  e eutonista

Nichan Dichtchekenian

Professor de Fenomenologia psicológica na PUC-SP, atende em consultório particular.

José Romão Trigo de Aguiar

Médico e professor de Anatomofisiologia

Amadeu Amaral Pereira Júnior

Médico Clínico Geral.

Roberto Veras

Psicólogo Gestalt – terapeuta

Maya Hantower

Psicóloga especializada em Psicoterapias de Abordagem Corporal, com atividade clínica voltada para o atendimento de adultos, individualmente e em grupo; supervisora e coordenadora de grupos de estudos.

Tradutora dos principais autores da área psicorporal.

Docente no Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo, Instituto Brasileiro de Biossíntese, Centro Reichiano Cochicho das Águas e Instituto Brasileiro de Eutonia.