Histórico

 

Gerda Alexander (1908-1994) foi uma professora alemã que desenvolveu o método de auto-desenvolvimento chamado Eutonia. O Instituto Brasileiro de Eutonia foi constituído por um grupo de eutonistas engajados na Formação Profissional em Eutonia desde o iní­cio de sua prática no Brasil. Foi criado com o ideal de promover o desenvolvimento e o estudo aprofundado da Eutonia. Conta com a presença de Jean-Marie Huberty do Luxemburgo, aluno direto de Gerda Alexander, Luciana Gandolfo, Maria Thereza Feitosa, Gabriela Bal e Tereza Gomes, participantes da 1a turma formada no Brasil em 1992 e Luciana Gomes Pinto Amaral de França Pereira e Patrícia Decot Pernambuco, participantes da 2a turma formada no Brasil em 2001.

O Instituto é uma instituição de iniciativa privada que tem como finalidade promover cursos de formação em Eutonia, bem como criar centros de estudos e desenvolvimento desta terapia, por meio da realização de workshops, jornadas, debates e palestras, além da implantação de uma clí­nica-escola*, para que os alunos possam aprimorar sua prática e oferecer à  comunidade atendimentos com preços acessí­veis.

*em processo de planejamento

Campos de Aplicação

A aplicação da Eutonia é muito ampla: promove melhora da qualidade de vida, alí­vio em situações de estresse, além de auxiliar na prática de diferentes atividades, como por exemplo, nos esportes, na dança, na preparação corporal do ator, entre outras. É também utilizada como tratamento e prevenção de problemas ortopédicos e desordens psicossomáticas, como reorganização postural, fibromialgiasíndrome miofascial, lombalgias, hérnia de disco, espondilolistese, osteopenia, osteoporose, depressão. A Eutonia é recomendada especialmente no acompanhamento da gravidez, parto e puerpério.

O trabalho é desenvolvido através de exercícios específicos de sensibilização, realinhamento ósseo, toques, manipulações, para que o aluno possa ampliar a sua experiência sensorial e cognitiva,  sem que lhe seja imposta nenhuma sensação ou  elaboração da percepção, que possam gerar conclusões pré-determinadas. A consciência vem da experimentação do corpo e é esse processo que torna o aprendizado um ganho permanente.

Centro de Estudos

O Centro de estudos tem como objetivo aprofundar o conhecimento em Eutonia e promover a intersecção com outras áreas de conhecimento que auxiliem na construção de um pensamento sobre a prática da Eutonia, por exemplo, a fenomenologia, a psicologia, a biomecânica, as neurociências, entre outras. Para isso promove palestras, cursos e workshops para os alunos em formação, eutonistas formados e ao público em geral.

Clínica Escola

A clínica escola é uma atividade que visa oferecer atendimentos individuais e aulas em grupo de Eutonia ministradas pelos alunos em formação e estagiários recém-formados, sob a supervisão dos professores. Desta prática resultará¡ o processo de amadurecimento dos alunos do Instituto e tornará possível a prática da Eutonia a um público mais amplo ajudando a difundir o método.

Essas sessões serão divulgadas pelo site com antecedência, com datas e locais variados, por um preço simbólico.

Os interessados devem mostrar interesse em receber comunicação a respeito desses eventos.

Deixe uma resposta