Aulas e Atendimentos

A eutonia se pratica por meio de aulas em grupo e atendimentos individuais.

Aulas em grupos

Nas aulas em grupo nós eutonistas convidamos os alunos a entrarem em contato com suas sensações corporais.

Os diversos temas da eutonia são trabalhados por consignas verbais que conduzem a atenção ao corpo e ao que acontece com ele. Para isto também nos utilizamos objetos que facilitam entrar em contato com diversas partes do corpo, ajudam a sensibilizar a pele, os ossos e os espaços interiores. Observamos o corpo buscando reconhecer de que modo as tensões estão organizadas e trabalhamos com Contato para reestabelecer o livre fluxo nos tecidos corporais gerando a harmonização dessas tensões. A organização postural é visitada através da sensibilização e percepção dos caminhos dos reflexos de endireitamento postural para que os movimentos sejam vivenciados de forma consciente e coordenada, com leveza e economia de esforço, a isto chamamos de Transporte. Na eutonia trabalhamos com movimento livre, trabalhado a partir desta profunda relação com a pele, os ossos, o volume do corpo, a partir desta qualidade de movimento vamos construindo a flexibilidade tônica.

No trabalho em grupo o aluno aprende o autocuidado e é convidado a ter uma atitude de pesquisa em si que desenvolve a autonomia que pode levar a todos os âmbitos de sua vida cotidiana. Gerda Alexander dizia: “a eutonia é o estudo de todos os momentos”.

Atendimentos Individuais

Os eutonistas também recebem alunos para atendimentos individuais de acordo com a necessidade, em casos em que há uma enfermidade que impeça o aluno de participar de encontros grupais, e também de acordo com o desejo de se aprofundar de outro modo na eutonia e numa relação com um profissional.

Nos atendimentos individuais o eutonista se utiliza do toque com Contato Eutônico, realiza movimentos passivos, vibrações e uma série de procedimentos do repertório da eutonia. Pode fazer uso de consignas verbais e dos materiais (bolinhas, bambus, sementes, pedras, tecidos, etc). Por meio do toque é possível perceber as diferentes qualidades de tônus, o toque convida o aluno a levar sua atenção ao corpo e abre caminho para o processo de autorregulação, a saúde acontecendo a partir de dentro.

Durante os atendimentos em eutonia acontece uma comunicação não verbal entre aluno e eutonista, esta comunicação está acentada no que chamamos Contato Consciente.